Pages

sábado, janeiro 04, 2014

Sábado lembra comida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4º Cordel dos 31 que pretendo lançar neste mês de janeiro(um por dia), se Deus quiser.

“Meus alimentos de criança”.

Hoje cedo eu recordava
Fuçando no baú da lembrança,
Coisas boas do passado
Que eu guardo na lembrança,
De comidas eu lembrei
Também bebidas recordei
Meus alimentos de criança.

Com certeza eram menos
Os produtos que ofendia,
A química quase não tinha
Eu recordei com alegria,
Pois nossa alimentação
Tinha na base o feijão
Sagrado no dia a dia.
01.

Tinha sagrado o feijão
Cultivado na invernada,
Pois a semente de laboratório
Não tinha na minha estrada,
A semente pra plantar
Era daquele mesmo lugar
Numa garrafa guardada.

O nosso leite de vaca
Era puro e natural,
Chegava na nossa casa
Diretinho do curral,
Pois a vaca de ração
Só tinha a plantação
Nada de coisa inventada.





O suco para o almoço
Era de frutas do pomar,
Esse tal refrigerante
Não entrava nesse lar,
Era excelente o sabor
Era natural a sua cor
Dava gosto se provar.
02.

O cuscuz era grosseiro
Não era esse refinado,
O milho estava maduro
No dia colhido no roçado,
Pois mamãe ralava a mão
E levava pro fogão
Pela lenha alimentado.

Não tinha frango de granja
Que ofende por demais,
Tinha galinha caipira
Com sabor e muito mais,
Não ofendia a ninguém
E até hoje ela tem
Pois não se esquece jamais.

Eu comia tapioca
Ao invés de pão francês,
Comia coco com rapadura
Ao invés dos doces de vocês,
Tinha força pra trabalhar
Para no sítio lidar
Qualquer hora, dia ou mês.
03.

Ao invés de peixe enlatado
Ia pro açude pescar,
Ao invés de ovo de granja
Ia no ninho só apanhar,
Eu não comprava maçã
Preferia uma romã
Para me deliciar.



Eu comia bague de jaca
Com um doce especial,
Comia o caroço cozinhado
Na nossa zona rural,
Quebrava coco catolé
Degustava sentado ou em pé
Uma delicia genial.

Diferente de hoje em dia
Com tanta transformação,
A saúde foi pro brejo
Cresceu fábrica de caixão,
Por isso as saudades são tantas
Na lembrança de Flávio Dantas
O Poeta do Povão.
04.

Cordel nº 517
Flávio Dantas
O Poeta do Povão
Jaçanã – RN, 04/01/14.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 Flávio Dantas. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger