Pages

sexta-feira, janeiro 03, 2014

E pegue poesias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3º de 31 cordéis que pretendo lançar em Janeiro de 2013(um a cada dia), se Deus quiser.
"A Escola de Ontém e a Escola de Hoje".

Hoje cedo eu matutava
Pois queria escrever,
Eu procurava um mote
Para o meu guia ser,
Lembrei da educação
De nossa população
E agora estou a ler.

Daquela escola de ontém
Com certeza vou falar,
Com a escola de hoje
Talvez eu possa comparar,
Escute com atenção
Se gostar me dê razão
Pois eu mostro ao rimar.
01.
Naquela escola de ontém
Respeito nunca faltava,
O professor era o mestre
Que muito bem ensinava,
Tinha palmatória pra mão
Como grande punição
Praquele que aprontava.

O aluno se levantava
Na chegada de visitante,
Pois sabiam respeitar
A todos a cada instante,
Não tinha computador
Só que existia valor
Até com o mais ignorante.

E na escola de hoje
O respeito desapareceu,
Até professor apanha
Isso muito aconteceu,
Não tem palmatória não
Tem é falta de punição
O respeito se perdeu.
02.
Quando chega um visitante
O barulho é demais,
O respeito não existe
Até mesmo com os pais,
Hoje tem o computador
Falta o respeito e o amor
E com certeza a Paz.

Naquela escola de ontém
Era pouca a alimentação,
Até um taco de rapadura
Agente levava na mão,
Se dividia o que comer
No caminho de aprender
Sem haver reclamação.

E nessa escola de hoje
A merenda é variada,
Tem até nutricionista
Para nutrir a meninada,
Muitos atiram no chão
Se negando a nutrição
Por ele ela foi negada.
03.
Naquela escola de ontém
Agente andava a pé,
Sem dinheiro e material
Mas se estudava com fé,
Com muita dificuldade
No campo ou na cidade
Veja só como é que é.

Nessa escola de hoje
Tem transporte escolar,
Tem o tal Bolsa familia
Pra pagar pra estudar,
Tem muito material
Tem escola integral
Falta a vontade chegar.

A escolha sempre é livre
Depende da opinião,
Sou matuto beradeiro
Prefiro a da tradição,
Onde tinha respeito demais
Como no regime dos pais
Do Poeta do Povão.

Cordel nº 516
Jaçanã - RN, 03/01/2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 Flávio Dantas. Based in Wordpress by wpthemesfree Created by Templates for Blogger